QUERO VISITAR QUERO EXPOR
REGISTER NOW EXHIBIT

Tecnologias em automação industrial: 5ª edição do Automation Talks do Núcleo de Automação da ACIJ será realizada na Intermach 2021 com foco nas aplicações inteligentes na indústria 4.0

Tecnologias em automação industrial: 5ª edição do Automation Talks do Núcleo de Automação da ACIJ será realizada na Intermach 2021 com foco nas aplicações inteligentes na indústria 4.0

Tecnologias-em-Automacao-industrial-núcleo de automação da Acij- Automation talksA 5ª edição do Automation Talks com a temática central de aplicações inteligentes na indústria 4.0 será realizada pelo Núcleo de Automação Industrial da ACIJ na Intermach, em ambiente propício para relacionamento e negócios. O evento reúne rodada de negócios, palestras técnicas ou focadas em inovações tecnológicas, cases tecnológicos e participação na feira em estande coletivo. As melhores tecnologias em automação industrial.

Para Rafael Schapitz, do Núcleo de Automação Industrial da ACIJ, levar o Automation Talk para dentro da Intermach, amplia a visibilidade das empresas de Joinville, facilita o acesso a novas tecnologias disponíveis no mercado e de estabelecer contato com indústrias da região, potenciais clientes dos serviços de tecnologias em automação industrial. “Nosso grupo está sempre buscando inovações para oferecer os melhores serviços e o ambiente de feira amplia é perfeito para conhecer novas tecnologias e fortalecer o networking”, acrescenta.

O Automation Talk está programado para o dia 16 de setembro de 2021, dentro da Intermach que será realizada de 14 a 17, no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville/SC. A expectativa é reunir cerca de 500 profissionais ligados à automação industrial para o evento.

Automation Talks – Núcleo de Automação Industrial da ACIJ

O Núcleo de Automação Industrial da ACIJ foi criado em 2005 e é formado por um grupo de empresas de tecnologias em automação industrial que buscam o desenvolvimento de forma associativa. O objetivo é aproximar empresários do mesmo segmento com foco em soluções para problemas em comum e estabelecer parcerias comerciais com os participantes do núcleo, capacitação dos profissionais e divulgação por meio de eventos.

Com as novas tecnologias em automação industrial do mercado, o setor conta com novos produtos, projetos e maquinários, aplicados principalmente na indústria, mas com ações na área de serviços e comercio. Atenta as tendências, o grupo vem fortalecendo o conhecimento e ampliando as soluções ligadas a indústria 4.0.

Intermach – Principal feira metalmecânica

A Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, está consolidada como a principal feira do segmento metalmecânico do sul do Brasil. Além de feira, o evento contempla espaços para congresso, workshops e rodada de negócios, sendo a vitrine de lançamentos, inovações e tecnologias em automação industrial para a processos de manufatura da região.

Em 2021, a Intermach chega a 13ª edição e tem a tradição de reunir milhares de profissionais da indústria de todo o país e do exterior para conhecer mais de mil máquinas, equipamentos, componentes e sistemas em exposição. Soluções direcionadas para os desafios de aprimorar os processos produtivos, tecnologias em automação industrial e ganhos em eficiência operacional.

Realizada em um importante polo industrial, reúne as mais diversificadas máquinas e equipamentos de última geração do Brasil e do mundo. As mais avançadas tecnologias de processamento, impressão 3D, manufatura aditiva, equipamentos para diversificados produtos, soluções em AI/IoT e tecnologias em automação industrial estão entre as atrações da feira.

A Intermach é referência em tecnologia para a manufatura industrial, impulsionando o mercado da região e interferindo na ampliação de processos de tecnologias em automação industrial. Apresenta tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos, e estimula o conhecimento.

O papel das Tecnologias em Automação Industrial

A automação industrial têm o papel de auxiliar as empresas no desenvolvimento de processos mais eficientes e produtivos. Cabe a direção industrial identificar os processos críticos e as oportunidades de melhorias, traçando planos e metas para automatizar os processos. O resultado favorece o desempenho da empresa em um ambiente cada vez mais competitivo, atribuindo resultados diferenciados, com maior lucratividade e eficiência.

De certa forma, a automação industrial existem desde que as máquinas para manufatura foram criadas. A que vem mudando significativamente nos últimos anos é o aperfeiçoamento voltado ao aumento da repetibilidade de funções, diminuindo a possibilidade de erros no decorrer da produção.

O tema automação industrial é muito abrangente. Pode ser observado em nosso dia a dia desde portas eletrônicas e elevadores, até o uso de robôs nas linhas de produção. Para viabilizá-las, os profissionais da área utilizam os melhores recursos para desenvolver e aprimorar continuamente processos mais eficientes, que resultam em produtos de qualidade superior na proporção em que o curto se torna menor.

A importância de investir em Tecnologias Automação Industrial

A automação industrial têm um papel fundamental na produtividade das indústrias. Quando a demanda do mercado aumenta é possível produzir mais sem a necessidade de contratar mais pessoas. Outra vantagem é a eliminação de postos de trabalho em ambientes insalubre e de risco para a vida. Os processos rodam melhor e as pessoas podem ser alocadas para atividades em que agregam mais valor.

O fator erro humano também é eliminado em indústrias que tem processos cada vez mais voltados para as tecnologias em automação industrial. Robôs não precisam ser submetidos a pausas para descanso, alimentação, idas ao banheiro, entre outras interrupções. Bastas programá-los para a função que resultam em elevado índice de repetibilidade e precisão, operando ininterruptamente até que a manutenção seja necessária. Os ganhos de qualidade e precisão refletem diretamente no uso eficiente da matéria-prima, eliminando o desperdício.

A automação industrial refletem diretamente na confiabilidade dos dados do processo produtivo. O uso de sistemas automatizados facilita o acesso a informações em todas as plataformas, inclusive na palma da mão, em qualquer lugar, e interferem diretamente na tomada de decisão. Inclusive as decisões são mais seguras e assertivas o que reflete diretamente no aumento da competitividade.

Investimentos e resultados

Empresas com processos conectados aumenta o seu risco virtual. Por isso, caminha em paralelo à automação industrial a segurança dos dados, além da segurança física do ambiente e das pessoas. Para garantir os resultados os investimentos em segurança e uma equipe de TI preparada é fundamental para evitar prejuízos ao negócio e evitar que possíveis invasores prejudiquem o desempenho dos processos.

O investimento inicial em capacitação da mão de obra humana em um processo de transição de automação industrial pode parecer elevado. Além de investir em equipamentos, é necessário preparar as pessoas para a operação. Mas, com o passar do tempo, o investimento retorna em forma de produtividade, eliminação de desperdícios e investimentos em novos treinamentos.

Um caminho sem volta

A automação industrial são um caminho sem volta para as indústrias de todos os segmentos. Processos sem controles afetam diretamente a produção com desperdício de matéria-prima, paradas não programadas, custos de manutenção, impactos ambientais e ao patrimônio.

Uma forma de começar é utilizar instrumentos de controle por níveis e fazer a implantação gradativa. O importante é utilizar ferramentas modernas de controle e armazenamento de dados, que garantam a confiabilidade para a empresa.

Leia mais

Compartilhar/Share: