QUERO EXPOR QUERO VISITAR
REGISTER NOW EXHIBIT

ABIMAQ apresentará leitura e interpretação da nova NR12 em palestra na Intermach

Show all

ABIMAQ apresentará leitura e interpretação da nova NR12 em palestra na Intermach

As mudanças e desafios da nova alteração da NR12 estarão em evidência na palestra que a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos promove na Intermach, dia 18 de setembro, das 15h às 18h, em Joinville. O especialista Sidney Esteves Peinado, apresentará o tema “A nova NR12 – leitura e interpretação”, apontando os pontos modificados e os desafios para as indústrias. “Vamos mostrar os impactos das mudanças para os fabricantes e usuários de máquinas e equipamentos, destacando a leitura e interpretação da normativa. Demonstraremos o ponto de vista da fiscalização, não do fabricante e usuário”, acrescenta.

Segundo o consultor muitas indústrias têm dúvidas desde a publicação da Portaria 197 de 24/12/2010, maior revisão desde a portaria 3214 de 1978, e de como aplicá-la em seus processos. “As normativas e legislações nem sempre são fáceis de entender e é natural que as dúvidas sempre vão existir, considerando inclusive, a necessidade de seguir a hierarquia das leis da Constituição Federal, CLT, Portarias, Normas Regulamentadoras, Notas técnicas e Instruções Normativas”, explica.

A programação abrangerá os conceitos e princípios da NR12 evidenciando as mudanças recentes, e questões práticas ligadas aos dispositivos de segurança e elaboração de projetos, com destaque para Apreciação de Riscos. “Tudo é uma questão de interpretação e nós queremos ajudar os fabricantes de máquinas e equipamentos nesse quesito para que sejam assertivos na aplicação da norma em suas unidades industriais”, afirma Peinado.

Programa da palestra NR12

  • Leitura e Interpretação da NR12 (versão junho de 2019).
  • Princípios Gerais NR12.
  • Estado da técnica x Conceito de falha segura.
  • NR12 – Exclusões.
  • Hierarquia das leis Constituição Federal, CLT, Portarias, Normas Regulamentadoras, Notas técnicas, Instruções Normativas.
  • Hierarquia das normas técnicas, Níveis da Normalização, Elaboração de Normas técnicas,
  • Importância da Apreciação de Riscos nos projetos de segurança;
  • Conceituação de segurança.
  • NBR ISO 13849 X NBR 14153.
  • Dispositivos de parada de emergência, categorização;
  • Projetos de segurança (destaque para ISO TR 24119);
  • Diversidade, redundância, auto teste e monitoramento.
  • Introdução anexos: Quis e Debates.


Sobre Sidney Esteves Peinado 

intermach-Sidney-Esteves

Formado em Engenharia Elétrica e Automação, com 40 anos de experiência de mercado. Pós-Graduado em SST na OIT- Organização Internacional do Trabalho (Turin 2012), Pós-Graduado em Gestão Empresarial (ESPM 1993), Auditor formado pela EXIDA (USA 1994), Diretor Técnico da Fast Solution Automação e Segurança Ltda – Soluções Integradas, Docente em curso de formação de AFT – Auditores Fiscais do Trabalho, nível Brasil (2011,2012), Docente em Curso de Formação de Peritos do MPT –Ministério Público do Trabalho – na ESMPU – Escola Superior do Ministério Público da União, Brasília (2017), Docente de escolas SENAI para o tema NR 12 (formação de Multiplicadores), nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia (2014,2015,2016), Co-autor do NR 12 Cartilha de Riscos Mecânicos e Autor da Cartilha de Riscos Elétricos – FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Membro Titular do Grupo Técnico de Prensas e Similares, e Injetoras de Plástico da FIESP (2000 e 2006), Membro do GET – Grupo de Estudos Técnicos para revisão da NR-12, Membro do GTT – Grupo de Trabalho Tripartite da revisão da NR 12, Consultor Técnico da CNI – Confederação Nacional da Indústria no CNTT NR-12  – Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-12, Membro Titular na CPN IM do PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares do Estado de São Paulo – 1998-2006)

Serviço

Palestra: “A nova NR12 – leitura e interpretação”
Palestrante: Sidney Esteves Peinado
Local: Pavilhão Expoville – Sala Bromélia N.4 
Data: 18 de Setembro 2019 
Horário: 15:00h as 18:00h
Inscrições gratuitas: https://www.intermach.com.br/a-nova-nr12-leitura-e-interpretacao-intermach-abimaq/ 
Realização: ABIMAQ
Apoio: Messe Brasil

Compartilhar/Share: