PT EN
Quero Visitar Quero Expor

Todas as Notícias Voltar

Arena de robótica permite vivência prática das várias faces da robótica

Publicado em 11/09/2017 - 11:10  

Thumb post image

A Arena de Robótica promete ser a sensação da Intermach, permitindo aos visitantes uma vivência prática das facilidades que o mundo dos robôs pode proporcionar. O espaço conta com a curadoria do I.A.R. – Instituto Avançado de Robótica® (http://iar.eng.br/treinamentos/agenda-treinamentos) e evidencia as inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. Cinco instituições participam do espaço – Yaskawa Motoman, Robomind, Univille, Senai-Joinville e I.A.R. -, que integrarão cinco áreas da robótica – educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

Na robótica educacional a ideia é demonstrar aos visitantes que desde a educação infantil é necessário iniciar a formação e o desenvolvimento dos talentos na área de robótica. Por meio da formação em lógica, programação e conceitos tecnológicos, é possível estimular crianças e adolescentes à criatividade e ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área de robótica educacional, empreendedorismo e multidisciplinaridade. Soluções criativas permitem experiências focadas em projetos mecatrônicos, construindo a base para a formação de futuros engenheiros, capazes de vivenciar as necessidades das fábricas inteligentes do amanhã.

A robótica industrial terá um case prático de uma indústria que já utiliza os conceitos da indústria 4.0, que permite visualizar ganhos em produtividade e competitividade. A robótica colaborativa vai demonstrar os ganhos superiores de integração das atividades de profissionais e robôs, comparado ao trabalho individualizado. A robótica móvel demonstra as vantagens da aplicação de soluções inteligentes na logística e no gerenciamento da cadeia produtiva. Para completar as soluções, a robótica humanoide proporciona a experiência do uso de robôs nos mais diversos setores, como educativo, social e de assistência a pessoas com necessidades especiais.

Sobre as empresas

O I.A.R. (Instituto Avançado de Robótica, www.iar.eng.br) terá uma carreta de formação equipada dentro da Arena de Robótica e lança dois cursos de especialização Lato Senso em engenharia robótica e indústria 4.0, ambos focados nas tendências do mercado industrial e na formação de carreiras que são a promessa do futuro. O curso de engenharia robótica formará peritos para atuar na indústria de base metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos. O segundo curso foca na formação de especialistas da indústria 4.0 para atuar nesse mercado, originado na Alemanha e presente em países desenvolvidos, e que deve se consolidar no Brasil nos próximos 10 anos. O conceito 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

A Yaskawa Motomann, uma das maiores empresas de robótica do mundo, fará uma demonstração prática sobre automação robotizada com o uso de seus robôs e suas aplicações. Serão demonstradas duas células robóticas que estarão em funcionamento durante todo o evento. A célula de Usinagem com Spindle Pneumático e Corte Ultrassônico executado pelo robô MH24 e o controlador DX200. A célula de Solda MIG Sincronizada será demonstrada pelo robô MA1440 e o Posicionador MH505 com controlador DX200, executando uma solda de escapamento de veículo. A Yaskawa Motomann dispõe de mais de 150 modelos de robôs e soma mais de 360.000 unidades em uso em indústrias em todo mundo, nas mais diferentes funções produtivas. Das indústrias atendidas destacam-se os segmentos automotivo, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.

A interface entre a universidade e a indústria com demonstrações de robôs colaborativos desenvolvidos com legos para aplicações industriais poderão ser visualizados no espaço da Univille na Arena de Robótica. No ambiente educacional a robótica envolve as ciências de computação, eletrônica e mecânica e engloba sistemas mecânicos e processos automatizados, que possibilita a construção de robôs integrando o conhecimento de diferentes áreas. O Robô lego Seguidor de Linha é um desafio inteligente do tipo trekkink. O robô deve seguir um trajeto com curvas e cruzamentos no menor tempo possível. Para isso, deve ser totalmente autônomo, fazendo uso apenas de sensores e sistemas de controle embarcado (contido no próprio código do robô). O Cubo Rubik tem a finalidade da resolução do cubo rubik, conhecido como cubo mágico (quebra cabeças tridimensional com cores diferentes em cada uma das faces), por meio de um robô autônomo. O robô deve ser capaz de reconhecer todas as faces do cubo por meio de sensores e ser capaz de criar uma sequência de passos para rotacionar o cubo utilizando um sistema de controle embarcado e autônomo, capaz de deixar todos os lados do cubo com apenas uma cor. O Robô Transformer consiste em um robô autômato com dois comportamentos distintos. O primeiro de um carro comum capaz de se movimentar autonomamente pelo ambiente. O segundo em um robô em forma humanoide, com a mudança do formato físico. Na forma humanoide o robô também tem autonomia de movimento. O Robô Lego Sumo consiste em uma competição de robôs inspirado na luta japonesa de Sumo. O objetivo é empurrar o adversário para fora da arena circular. Para isso os robôs precisam de motores e tração para empurrar e não serem empurrados. O robô deverá ser capaz de capturar informações por meio de sensores e seguir uma lógica de programação que decide o que fazer. Por sua vez, o Robô Colaborativo é uma promessa para o futuro das indústrias, quebrando paradigmas ao automatizar postos de trabalho. Eles são compactos e podem trabalhar ao lado das pessoas, aliando segurança, produtividade e economia. Um estudo publicado em maio deste ano pela consultoria McKinsey, 50% dos atuais postos de trabalho no Brasil poderiam ser automatizados, o que equivale a 53,7 milhões. Somando esse indicativo ao potencial de US$ 15 trilhões da internet industrial nos próximos 15 anos, é possível visualizar uma indústria com robôs colaborativos monitorados remotamente.

O Senai expõe robô desenvolvido pela alemã Festo e com placa de controle criada pelos estudantes da instituição, orientados pelo professor Andrei Rogger Belegante do curso de Automação Industrial . O robô foi idealizado para competições nacionais em tarefas de logística industrial e a placa foi desenvolvida para controlar o robô, seus motores, sensores, entradas e saídas. Na arena de robótica, o robô fará a simulação em um ambiente de transporte de peças, com possibilidade de identificá-las, alocá-las em locais próprios e pré-determinados, simulando o controle de estoques e a movimentação de produtos. O Senai apresentará ainda uma aplicação de movimentação e identificação visual a partir de um sistema controlado remotamente pelo público, demonstrando a aplicação de robôs no combate ao terrorismo. Por se tratar de um robô móvel ele pode ser facilmente adaptável a ambientes e condições adversas, conforme as necessidades de aplicação. É possível desenvolver dispositivos diferenciados e multitarefas para diferentes funções como transporte de produtos, matéria-prima, ferramentas, identificação de setores, cores, marcações, etiquetas, códigos. Além das aplicações industriais, o robô tem funções domésticas para limpeza de casa, já disponível no Brasil.

A Robomind, especializada em robótica para o ensino fundamental e médio, leva montagens de robôs que trabalha em sala com alunos, e proporcionam interatividade com os visitantes na Arena de Robótica. O objetivo é evidenciar que o ensino tecnológico, em especial da robótica pode servir de agente motivador para as novas gerações despertando, além da curiosidade, soluções de problemas utilizando as tecnologias apresentadas em sala de aula. O trabalho com a robótica desde a educação básica tem facilitado a adesão de jovens, que antes não tinham ideia do que estudar, a seguir carreira seguir nessa área e perceber que as tecnologias, em especial, robótica e automação industrial tem um impacto direto na própria vida e da comunidade onde estão inseridos.

 

Programação de palestras na Arena de Robótica

12/9 – terça-feira

16h – R ótica aplicada na Univille

Objetivo: Apresentar a trajetória da implantação do ensino de robótica nos cursos de graduação da UNIVILLE.

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Mello Romão e Prof. Msc. Leanderson André – Univille

 

13/9 – Quarta-feira

15h – A Robótica na Educação Básica

Palestrante: Robomind

16h – A Formação Profissional do Robotista para a Indústria 4.0.

Palestrante: I.A.R – Instituto Avançado de Robótica

19h – O real Impacto da Robótica na Manufatura Moderna

Palestrante: Prof. Msc. Marcos Francisco Ietka – Univille

 

14/9 – Quinta-feira

17h – A Robótica na Educação Básica

Palestrante: Robomind

18h – Engenharia Robótica: A primeira especialização lato senso do Brasil

Palestrante: I.A.R - Instituto Avançado de Robótica

19h – Introdução ao conceito de Internet das Coisas

Objetivo: Apresentar o conceito de Internet das Coisas, sua origem na Computação Distribuída, principais dispositivos disponíveis no mercado, tecnologias de comunicação utilizadas e aplicações reais já desenvolvidas.

Palestrante: Prof. Msc. Walter Silvestre Coan – Umiville

Inscrições durante o evento com os promotores das palestras, diretamente na Arena de Robótica.


Sobre a Intermach

A Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – é referência em tecnologia para a manufatura industrial, impulsionando o mercado industrial. A Intermach apresenta tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos e estimula o conhecimento. O evento reúne as empresas fornecedoras para o mercado industrial e recebe visitantes nacionais e internacionais em busca das melhores soluções.

Serviço

Intermach 2017 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – www.intermach.com.br

Data: de 12 a 15 setembro de 2017

Horário: 14h às 21h

Local: Expoville – Joinville/SC – Brasil

Organização: Messe Brasil

Apoio: Abimaq – ABIMEI – ABII – FIESC – Sicredi – Abendi – ABS – Bolsa de Negócios

www.intermach.com.br


Assessoria de Imprensa – Messe Brasil

Simone Hülse Feuser – simone@hfcom.net.br – 47 99911-5501