QUERO VISITAR QUERO EXPOR
REGISTER NOW EXHIBIT

Tipos de Compressores de Ar: diferentes maneiras de comprimir o ar na indústria

Tipos de Compressores de Ar: diferentes maneiras de comprimir o ar na indústria

Compressor Rotacional Parafuso

Compressor Rotacional Parafuso

Existem diversos tipos de compressores de ar para aplicação na indústria. Escolher o tipo certo de compressor de ar é importante, pois isso irá trazer redução de custos operacionais a longo prazo.

Quais as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de compressores?

Qual tipo de compressor é certo para você?

A escolha do tipo de compressor dependerá da forma e aplicação do mesmo na linha de produção.

A seguir apresentaremos uma lista com os tipos de compressores mais populares e apresentaremos os prós e contras de cada um, incluindo algumas aplicações típicas na indústria.

Pressão x Fluxo / Capacidade do Compressor de Ar

A principal diferença entre compressores é a PRESSÃO e o FLUXO (metros cúbicos por minuto ou pés cúbicos por minuto). A pressão mais comum é de 7 a 8 bar.  Os compressores de pistão são mais frequentemente vistos para aplicações de alta pressão / baixo fluxo (até 30 bar), enquanto os compressores de parafuso rotativos são usados ​​para aplicações contínuas (alto fluxo, 7 ou 8 bar).

Compressores de Ar Tipo de Pistão

compressores de ar tipo pistão

Comress

Este tipo de compressor de ar usa um pistão ou êmbolo, que se move dentro de um cilindro, para comprimir o ar.  Normalmente o pistão se move para frente e para trás, mas também pode ser uma membrana de borracha (compressor de membrana). Dois conjuntos de válvulas cuidam da entrada e da exaustão do ar. Os compressores de pistão já são disponibilizados lubrificados e isentos de óleo e, na maioria das vezes, com 2 cilindros em forma de V. Compressores de pistão muito pequenos usam apenas 1 cilindro.  O compressor de pistão está hoje disponível de 1 HP a cerca de 30 HP.

Eles são muito usados ​​para aplicações de uso geral, onde o ar é usado para ferramentas manuais, limpeza de poeira, pequenos trabalhos de pintura, etc. Junto com o compressor de parafuso rotativo, é um dos mais usados tipos de compressores.

 

 

 

Prós:

  • Relativamente barato
  • Fácil manutenção (fácil de entender o funcionamento interno)
  • Adequado para altas pressões

Contras:

  • Muito barulhento! Você realmente precisa colocar este tipo de compressor em uma caixa de isolamento de som ou em sua própria sala.
  • Alta temperatura de saída de ar comprimido
  • Alto teor de óleo na tubulação de ar.

Compressor de parafuso rotativo (com injeção de óleo ou sem óleo)

Compressor Rotacional Parafuso

Compressor Rotacional Parafuso

Outro tipo de compressor popular é o compressor de parafuso rotativo. Existem dois tipos básicos de compressores de parafuso rotativos: injetados com óleo e sem óleo. O tipo injetado com óleo é o mais comum, porque tem um preço muito mais baixo do que o sem óleo (que você só deve usar se sua aplicação exigir ar 100% isento de óleo). Ele usa dois rotores (parafusos helicoidais) para comprimir o ar. Os rotores têm um formato muito especial e giram em direções opostas com muito pouca folga entre eles. O ar sugado em uma extremidade fica preso entre os rotores e é empurrado para o outro lado dos rotores (o lado da pressão).

Prós:

  • Baixo nível de ruído. Você pode simplesmente colocar em sua oficina sem usar protetor auricular.
  • São robustos e podem fornecer uma grande quantidade de ar comprimido.
  • Boa eficiência energética em comparação com compressores do tipo pistão
  • Temperatura final relativamente baixa do ar comprimido
  • Possível usar recuperação de energia

Contras:

  • O preço de compra é muito mais alto do que os compressores de pistão
  • Design mais complexo, importante a manutençâo periódica
  • O uso mínimo de ar (por dia / semana) é necessário para evitar a formação de condensação de água (criará muito
  • de problemas com ferrugem!)

Compressores Rotativos

Compressor Rotativo

Compressor Rotativo

Os compressores rotativos funcionam suavemente, quase sem ruído, sem vibrações e usam um princípio de design inteligente para comprimir o ar. Eles são, no entanto, um dos tipos de compressores menos vistos.

Como funcionam os compressores de ar rotativos?

Eles comprimem o ar usando dois elementos espirais. Um é estacionário (não se move) e o outro se move em pequenos círculos excêntricos dentro da outra espiral. O ar fica preso e, devido à forma como as espirais se movem, é transportado em pequenas bolsas de ar para o centro da espiral. Demora cerca de 2,5 giros para o ar atingir o tubo de saída de ar comprimido no centro. Normalmente são usados ​​em locais onde é necessária uma pequena quantidade de ar comprimido limpo e livre de óleo (por exemplo, instalações de tratamento de água potável, fábricas ou laboratórios especializados, etc.). 

Os compressores rotativos não produzem um alto fluxo de ar. Se você precisa de muito ar comprimido sem óleo, opte por um compressor de parafuso sem óleo.

Prós:

  • Muito silencioso. 
  • Compacto. 
  • Design simples, poucas peças
  • Baixa manutenção (quase nenhuma)
  • Design sem óleo

Contras:

  • Baixa capacidade (vazão, litros / minuto ou pcm).
  • Relativamente caro
  • Quando o elemento de rolagem falha, há uma grande chance de você apenas ter que comprar um novo elemento.
  • O ar comprimido fica muito quente! Muito mais quente do que em comparação com outros tipos de compressores

Que tipo de compressor é indicado?

Tudo depende para que você irá utilizar! Você tem alguma necessidade especializada? Você precisa de muito ar, ou apenas um pouco? Sempre verifique suas ferramentas, máquinas e outros usuários de ar e calcule quanto ar você precisa.  Se você só precisa de uma pequena quantidade de ar (alimentar algumas ferramentas, operar uma máquina pequena), o mais óbvio que a escolha seja comprar um compressor do tipo pistão lubrificado a óleo. Você precisa de ar sem óleo? Use filtros especiais para filtrar o óleo ou compre um compressor do tipo pistão sem óleo (mais caro, manutenção e reparos também serão mais caros em comparação com compressores lubrificados a óleo).

Você precisa de mais ar? Por exemplo, se você usa ar comprimido para jatear com areia ou opera uma ou mais máquinas que usam muito ar, a escolha óbvia seria um compressor de parafuso rotativo. Eles variam de pequenos (5 kW) a muito grandes (1000 ou mais kW).

Comprando o tipo certo de compressor de ar

Quer comprar um compressor de ar, mas não sabe qual tipo de compressor de ar é o melhor para sua aplicação? Entenda os conceitos de Pressão x Capacidade

Pressão vs Capacidade

O tipo certo de compressor de ar para você e o modelo / tamanho certo dependem muito da pressão e capacidade necessárias. É importante saber a diferença entre pressão e capacidade e como elas funcionam juntas.  A pressão é expressa em bar ou PSI (libras por polegada quadrada). A capacidade é expressa em CFM (pés cúbicos por minuto), litros por segundo ou metros cúbicos por hora.  Lembre-se: pressão é “quão forte”, capacidade é “quanto”.

Qual é a diferença entre um compressor muito pequeno e um muito grande? Não é a pressão, é a capacidade

Fontes: Schulz Compressores / Evolução Compressores / Mega Sul Compressores /HBR.net

Saiba Mais:

Compartilhar/Share: